Skip to main content
cropped-view-of-woman-holding-diploma-near-laptop-2022-12-16-17-56-27-utc-baeabf25 Integridade e autenticidade do diploma na era digital | Estec GED ECM

Integridade e Autenticidade do Diploma na Era Digital

15/09/23

Na era digital em que vivemos, a transformação tecnológica tem impactado diversos setores, e a educação não é exceção. Haja visto o diploma digital, que está revolucionando não apenas a forma como são emitidos, mas também coloca em destaque a autenticidade e integridade desse novo modelo de certificação de nossos acadêmicos.

 

Autenticidade: Preservando a Integridade do Diploma

A certificação de um diploma é fundamental para garantir que ele seja reconhecido e valorizado tanto no âmbito nacional quanto internacional. No passado, a autenticação era muitas vezes baseada em carimbos e assinaturas manuscritas. Com o diploma digital, novas técnicas de autenticação vêm à tona, a exemplo dos certificados digitais, sistema de criptografia assimétrica e carimbo de tempo.

Através dessas tecnologias, a integridade do diploma é preservada, tornando praticamente impossível a falsificação ou adulteração dele. Isso é especialmente importante em um mundo onde as informações podem ser facilmente manipuladas. A certificação do diploma digital não apenas confirma a conclusão acadêmica, assegurando confiança na instituição de ensino e no próprio graduado, mas fundamentalmente atribui valor jurídico ao documento. 

Considerando que a assinatura do Diploma Digital se dá através de um certificado digital, e este obrigatoriamente está vinculado a um CPF ou CNPJ, é importante destacar que somente uma autoridade certificadora pode emitir certificados digitais, a fim de garantir a autenticidade das assinaturas e seus responsáveis. Existe ainda mais uma camada de segurança no Diploma Digital, que é a autenticidade temporal, emitido por um servidor de carimbo de tempo regulamentado pelo ICP-Brasil, que valida a data e horário da assinatura.

 

Segurança: Salvaguardando os Dados do Estudante

Com a transição para o ambiente digital, a segurança dos dados do aluno assume um papel central. Diplomas tradicionais poderiam ser extraviados, adulterados ou danificados, já o diploma digital enfrenta desafios diferentes, visto que contém arquivos distintos: um contendo dados públicos e outro dados privados. 

Como o próprio nome sugere, dados públicos são informações abertas sem restrição de acesso, permitindo maior transparência nas consultas e confirmação das informações, enquanto os dados privados têm como objetivo garantir ao acadêmico que seus dados estão seguros, impedindo que informações sensíveis como orientação sexual, ideologia política, religião, raça e etc tenham qualquer caráter discriminatório. 

Para proteger os dados pessoais, e garantir que somente as partes interessadas tenham acesso às informações, é essencial que a instituição de ensino tenha um sistema de gestão e diploma digital em conformidade com as diretrizes do MEC, além de todos os requisitos necessários para assegurar a integridade e segurança dos dados dos alunos.  Essas medidas elevam a credibilidade da instituição de ensino, beneficiando todos os envolvidos.

 

Facilidade de Verificação e Acesso Global

A era digital também traz a vantagem da facilidade de verificação e acesso global aos diplomas. Enquanto os diplomas físicos frequentemente exigiam envio por correio ou visitas presenciais para serem validados, o diploma digital permite que instituições, empregadores e agências de credenciamento verifiquem rapidamente a confirmação do documento online.

Além disso, a natureza digital dos diplomas elimina as barreiras geográficas, permitindo que os graduados compartilhem suas conquistas com empregadores e instituições de ensino em qualquer parte do mundo. Isso abre portas para oportunidades internacionais e acelera processos de admissão e recrutamento.

A transição para o diploma digital representa um avanço significativo na forma como certificamos nossos acadêmicos. Ao destacar a integridade e autenticidade do Diploma Digital , estamos consolidando a efetividade e vantagens desse novo modelo instituído pelo MEC,  representando uma evolução fundamental na educação neste universo cada vez mais digital.

 

Quer saber mais? Entre em contato com a Estec e conheça nosso software para emissão e registro do Diploma Digital.

Onde Estamos
  • Av. dos Autonomistas, 896
    Torre Santorini 
    Conjs. 1701 e 1702

  • Vila Yara - Osasco, SP

  • CEP 06020-010

Contatos
  • (11) 3370-9023

  • This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.